Bons olhos... Ollhos ruins...

Estava conversando com um velho amigo que conheci numa roça no interior de Anguera, cidadezinha do sertão baiano. Sempre que converso com ele tenho a sensação que naquela hora de conversa aprendi mais que a semana inteira na Universidade.
Ele me falava que há dois tipos de pessoas no mundo, as que tinham bons olhos e as que tinham olhos ruins. _Tem gente que sabe vê, tem gente que óia óia e num vê é nada, só vê a feiura das coisa.

Num outro sertão, no Grande Sertão Veredas, Riobaldo aprende a ver com Diadorim, seu amigo e amada – as pessoas que amamos tem esse poder, nos fazem enxergar ou nos cegam totalmente. Em uma bela cena descrita por Guimarães Rosa, Riobaldo atravessava um rio com Diadorim quando foi motivado pelo amigo a olhar para a beleza que estava a sua volta, foi um momento mágico, os olhos de Riobaldo se abriram para as coisas essenciais, mas tarde ele disse: “O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”.
Há pessoas que não conseguem enxergar a beleza que está bem na frente de seus olhos, olhos ruins... Passeava com meu amigo em sua roça, havia chovido bastante e o terreno estava cheio de poças de lama. Ele me levou para um lugar alto, e me mostrou o céu e a terra juntos no mesmo espaço, beleza rara, as poças de lama que eram muitas e muito próximas refletiam o céu azul, com suas nuvens e pássaros. Olhos bons.

Outro dia fomos pescar num rio. Como de esperar, ao avistar o rio ele disse: _ Eita coisa linda, as maravia de Deus. Mas aí veio o momento de rara sabedoria: _ E olha que não enxergamos o rio, só enxergamos a superfície, o rio mesmo é o que esta abaixo da superfície, os peixes, as plantas...

É incrível como as pessoas que tem olhos bons tem o poder de fazer as pessoas que caminham com eles sorrir. Enxergar as coisas não só superficialmente, mas vendo a beleza, às vezes bem escondida. Enxergar a beleza que existe em nós mesmos e principalmente nos outros.
É incrível como as pessoas que tem olhos ruins tem o poder de nos deixar tristes e nos puxar pra baixo, não conseguem enxergar a beleza, vivem em um mundo feio, pesado, sem cor e sem sabor.

Leonardo Boff escreveu um livrinho só para falar dessas forças. Ele chamou as forças agregadoras, que tem o poder de nos lançar ao infinito, ao transcendente, de simbólico. E chamou de “diabólico” todas as forças desagregadoras, que nos prendem, nos amarram, destroem nossa capacidade de ir além.
As pessoas que tem bons olhos percebem e nos fazem perceber que somos seres destinados ao voo, águias. As pessoas que tem olhos ruins, só conseguem olhar para seus próprios umbigos, e para baixo, não olham para o alto e para os lados como a águia por que tem que ciscar o terreiro a procura de comida, galinhas.

As pessoas que tem olhos ruins despertam os monstros que escondemos tão bem, mas que existem em cada um de nós, e como só enxergam isso. Apontam para nós e nos mostra que somos monstros. Mas, na verdade, o que vê, nos outros, é apenas um reflexo de si mesmo, porque não consegue enxergar nada além de si.

Finalmente concluirei repetindo as palavras de um carpinteiro que viveu em um outro Ser-Tão, Jesus de Nazaré. _ Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas.

Comentários

Brilhante texto!
Aliás, isso vindo de vc é sempre obrigatórioo!!
Rapaz, qta bagagem vc traz em seus textos...Boff, G. Rosa, Jesus!
Muito bom ler-te e aprender contigo, como tenho aprendido nesses dias...São de pessoas como vc que o mundo precisa e eu sou uma sortuda por ter sua amizade.
Olhos bons sobre as coisas...Num mundo que é sempre fácil manter os olhos ruins, defender-se, camuflar...Grande lição que tentarei por em prática em minha trajetória.
Bjão Marquinhos.
Um caro cidadão disse…
Quero um zói desses, Marcos! hehehe


Eu penso que o olho é uma coisa muito mágica. Realmente a candeia do corpo.


Tem gente que olhamos e não vemos muita coisa sair daquele olho. Já de alguns outros sai tanto, tanto, tanto que não sabemos como pode caber tanto em uma única pessoa.


Mas é assim mesmo: nosso interior é um mistério e temos apenas a suposição de seu conteúdo pelo que emana dos olhos.




Achei massa a forma de escrever, o que foi escrito e de onde veio.


Parabéns!
Quezia Alvim disse…
Olhe ai..que beleza!
um texto simples..e simplesmente profundo.
Acredito em tudo que tá ali escrito..(até que a gente nem imagina o que tem emabaixo do rio)
e lendo seu texto Marcos..eu só pensei uma coisa: cm é complicado ter que conviver com alguém de olhos ruins..!
e pensando nisso, pensei, ao menos, ao ter olhos bons, vc é duas vezes feliz, além de enxergar as coisa boas, ainda é capaz de olhar com bons olhos..aquele que tem olhos maus..e de alguma forma, tentar ajudar.!
Dayana disse…
Marcos, tu é fantástico!
Esse texto me lembrou os olhos ruins de alguém dessa semana! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

beijos e obrigada pelo prazer de dividir o texto com a gente!
Unknown disse…
Poxa...belo texto hein!
Parabéns...cada vez meió! XD
Daniel Savio disse…
Não é apenas os olhos, mas o coração também é ruim...

Fique com Deus, menino Marcos Fellipe.
Um abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

A Ascendência da Alvorada

Um breve amor de metrô.

Confusidades...